PRÊMIO LITERÁRIO CLARICE LISPECTOR 2024 – ZLBOOKS. MELHOR LIVRO DE POESIA. SOLRIDENTE, DE PIETRO COSTA. TROFÉU E CERTIFICAÇÃO EM CERIMÔNIA NO COPACABANA PALACE 

 

Ótimas notícias para o Assessor Jurídico do Ministério Público da União, Escritor, Poeta e Ativista Cultural de Brasília/DF, Pietro Costa.

O brasiliense, conhecido por sua vasta formação intelectual e sensível engajamento com as causas literoculturais, já foi contemplado com diversas honrarias, premiações e títulos. Pela Rede Sem Fronteiras, foi Autor Homenageado de Honra da 94ª Feira do Livro de Lisboa – 2024. É Professor do Curso de Escrita Criativa no Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano. É Embaixador da Paz da OMDDH, Dr. h. c. mult. autor de 9 obras literárias, prefaciador de dezenas de livros e coautor de mais de 370 coletâneas.

O seu livro SolRidente (ISBN: 978-65-86528-63-3) desponta, mais uma vez, na cena poética nacional.

Editado pela Literarte @grupoliterarte_, com capa e ilustrações de Symone Elias e prefácio de Wanda Rop, SolRidente foi agraciado no Prêmio Literário Clarice Lispector 2024 – ZLBooks, vencendo a categoria “Melhor livro de Poesia”!!!

O poemário em referência é constituído por 101 belíssimos versos em português-espanhol, onde a poesia abrasa os corações com a potência do sorriso, do amor, da introspecção e da esperança.

 

O Prêmio Literário Clarice Lispector, fundado há 10 anos, foi idealizado para projetar escritores/autores independentes, pequenas e médias editoras e escritores de língua portuguesa, realização da Editora ZL Books @zlbookseditora11 .

 

A idealizadora do citado certame, Jô Alves Ramos, promove relevantes iniciativas, como prestigiados salões internacionais de livros em Lisboa, NY, Paris, Berlim, Montreal..etc, e também o Projeto Jovens Escritores @projetojovensescritores.

A cerimônia de outorga do troféu e da certificação, com oferecimento de jantar aos laureados, será no dia 8 de fevereiro de 2025, 19h00, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, em Copacabana.

PIETRO COSTA 

Assessor Jurídico de 2ª Instância – MPU. Pós-Graduação “Lato Sensu” em Globalização, Justiça e Segurança Humana, realizada pela ESMPU em parceria com o Ruhr-Universitat de Bochum/Alemanha. Escritor. Poeta. Comendador. Ativista e Produtor Cultural. Ex-Presidente da Academia Cruzeirense de Letras (2018-2020, 2020-2022). Membro de diversas Academias Literárias e Entidades Culturais no Brasil e no exterior. Embaixador da Paz da OMDDH. Dr. Honoris Causa em Literatura pelo CSAEFH e em Direitos Humanos pela OMDDH. Autor de 9 obras literárias (Entre a caneta e o papel: um convite à transcendência, Chiado Books, 2018; A Rosa dos Ventos, Art Letras, 2019; Juras de Poesia Eterna, Art Letras, 2020; Urbanos, Editora Art Letras, 2020; Lua a Pino, Edições e Publicações, 2021; Autopoiesis, Editora Baronesa, 2022; Nos Labirintos da Palavra, AIL, 2022; Sol Ridente, Literarte, 2023; Eclipser, AIL, 2024). Coautor de mais de 300 coletâneas/antologias. Coorganizador das Coletâneas Então é Natal (Versejar, 2020), A Dor que deveras sente – tributo a Fernando Pessoa (Versejar, 2021) e O Natal entre nós (Ecos, 2021). Idealizador e Organizador do Escreve-me Prêmio Literário (2022), I Prêmio Art Letras: Um Tributo à Imortalidade (2022) e Onde canta o sabiá: Prêmio Gonçalves Dias (2023). Colunista do Jornal ROL desde 16.11.2020. Detentor de várias honrarias, prêmios e títulos. Em seus textos, de escopo bem heterogêneo, procura dialogar com as várias vertentes do saber, sobretudo a filosofia, a psicologia e a literatura. Há ênfase no transcendente, nas relações afetivas e nos paradoxos da era contemporânea de maximalismo digital e coisificação da vida.
 
* Link Tree: 
*Canal no Youtube de Pietro Costa: 
 
*Blog de Pietro Costa: 
*Facebook de Pietro Costa: 
 
*Instagram de Pietro Costa: