Prazo para entrega da declaração anual de IRS entra na última semana
A última semana para a entrega da declaração anual de IRS começou, com os dados disponíveis no Portal das Finanças indicando que até o momento foram submetidas 5.644.378 declarações. Este número reflete um decréscimo de aproximadamente 700.000 declarações em relação ao mesmo período de 2023.
O prazo para a entrega da declaração do IRS iniciou-se em 1º de abril e termina no próximo domingo, 30 de junho. Mesmo com o último dia caindo em um fim de semana, não haverá prorrogação do prazo.
Dentre os 5,64 milhões de declarações já submetidas, a maioria (3,61 milhões) são de contribuintes que em 2023 tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente e/ou pensões, correspondendo às categorias A e H, respectivamente. Os contribuintes que obtiveram rendimentos de outras categorias, como B (trabalho independente ou alojamento local), F (rendas) ou E (capitais), entregaram até agora 2,03 milhões de declarações.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério das Finanças sobre a campanha deste ano, até o final da primeira semana de junho foram pagos 2.074 reembolsos, totalizando 2.002,7 milhões de euros.
A legislação estabelece que a liquidação das declarações deve ser feita até 31 de julho, e os reembolsos podem ser pagos até 31 de agosto. O último dia de agosto é também o prazo final para o pagamento do imposto em falta para os contribuintes que receberam notas de cobrança.
Ainda não entregou sua declaração de IRS? Fique atento, o prazo está quase no fim!