Governo Anuncia Investimento de 65 Milhões de Euros para Novo Centro Clínico no Porto e Medidas para Promoção do Emprego

O Conselho de Ministros, presidido pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, aprovou esta quinta-feira um significativo investimento de 65 milhões de euros para a criação de um novo centro de atendimento clínico no Porto. O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, após a reunião do governo, que teve lugar na nova sede do Governo, com alguns ministérios agora localizados na antiga sede da Caixa Geral de Depósitos.

O novo centro, estabelecido em parceria com o Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto, visa atender a casos clínicos menos graves e aliviar a pressão sobre os serviços de urgência. Leitão Amaro sublinhou que, dado o estado delicado herdado da administração anterior, seria irrealista prometer uma solução rápida para os problemas de saúde, apesar do esforço do governo atual.

Além do investimento em saúde, o governo também aprovou um conjunto de medidas para a promoção do emprego, totalizando 300 milhões de euros. A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, destacou que as medidas visam reter talentos e apoiar imigrantes. Entre os programas anunciados, destaca-se o + Emprego, que destina 135 milhões de euros para apoiar desempregados, e o Talento +, com 100 milhões de euros destinados a apoiar estágios e contratações de jovens qualificados por um período de até 24 meses.

As medidas são financiadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e oriundas de fundos europeus, e têm como objetivo fortalecer o mercado de trabalho e incentivar a qualificação profissional em Portugal.