Governo Elimina Limites para Teor de Cinzas em Vinhos com Nova Portaria

 

Entrou em vigor nesta quinta-feira uma nova portaria do Governo que elimina os limites para o teor de cinzas em vinhos. A decisão, publicada no Diário da República e assinada pelo secretário de Estado da Agricultura, João Moura, reflete avanços nas metodologias analíticas e nos processos tecnológicos utilizados na produção de vinhos.

Segundo o diploma, a mudança considera que, nos últimos 30 anos, nem a União Europeia nem a Organização Internacional da Vinha e do Vinho estabeleceram limites específicos para o teor de cinzas. Esse componente, que resulta da queima de resíduos sólidos presentes no vinho, passou a ser analisado de forma mais precisa graças à evolução tecnológica e analítica do setor.

Além disso, o Governo destacou que os limites anteriormente em vigor não se aplicavam à utilização de tecnologias modernas, como a eletrodiálise para estabilização tartárica. Este método, embora amplamente aceito, pode ocasionalmente apresentar valores de cinzas abaixo dos limites estipulados anteriormente.

“Diante dessas razões, torna-se urgente eliminar esses limites”, reforçou o documento oficial.

A mudança é vista como uma adequação do setor vinícola às práticas e padrões globais, promovendo maior flexibilidade para produtores nacionais e possibilitando a competitividade no mercado internacional.