Juíza Brasileira Transforma Vida e Carreira em Obra-Manisfesto Lançada no Maio Laranja: “Por trás da Toga” Amplifica Vozes Silenciadas na Defesa da Infância

No mês internacional de combate à violência sexual infantojuvenil, magistrada Kamylla Acioli lança livro impactante, unindo trajetória pessoal e profissional à mobilização nacional.
Rio Branco, AC — No epicentro da floresta amazônica, uma juíza brasileira transforma sua trajetória de vida em símbolo global de resistência e conscientização. Kamylla Acioli Lins e Silva, brasileira, alagoana, residente em Rio Branco, AC, desde 2013, ano em que assumiu como Juíza de Direito do Estado, lança a obra “Por trás da toga: vozes silenciadas – na defesa da infância”, durante o Maio Laranja, campanha internacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O lançamento, em 14.05, na sede da OAB, Duque de Caxias, RJ, reuniu magistrados, ativistas e representantes de movimentos sociais, reforçando a urgência da pauta. A obra propõe reflexão profunda sobre o papel do sistema judiciário na proteção infantojuvenil e na quebra de ciclos históricos de violência.
Casada, mãe de 3 — Maria Clara, 18; David, 09; e Maria Luiza, 04, com T21 — Kamylla sempre cultivou forte ligação com as artes. Jovem, fez teatro, formação de ator, participou de peças, encontros, shows, até ingressar na Faculdade de Direito, onde encenava grandes julgamentos históricos, como o de Joana D’Arc. A leitura sempre foi constante: jurídica, espiritual, romances, contos, poesias, documentários.
Com a maternidade atípica, aprofundou-se em informações sobre T21, realizando cursos de capacitação e especialização, buscando qualidade de vida para a filha. Maria Luiza nasceu em plena pandemia, período em que o trabalho remoto se consolidou no Judiciário. Kamylla protagonizou, então, uma batalha pelo teletrabalho, culminando, após 1 ano e meio, em reconhecimento pelo CNJ, criando precedente essencial para outros magistrados brasileiros.
A juíza, que sempre aliou sensibilidade artística à firmeza jurídica, agora transforma sua experiência pessoal e profissional em obra-manifesto, convocando a sociedade para uma mobilização efetiva na defesa dos direitos infantojuvenis.
“Por trás da toga: vozes silenciadas – na defesa da infância” nasce como símbolo de resistência, empatia e justiça, amplificando vozes silenciadas e apontando novos caminhos na proteção da infância e adolescência no Brasil e no mundo.
Livro publicado pela Editora Elas Litterae
Siga o perfil @maluespecial no Instagram para acompanhar o dia a dia de Maria Luiza e a luta por inclusão.