Tragédia no Hajj: Mais de 550 Peregrinos Morrem em Meca Devido ao Calor Extremo

Hajj, a maior peregrinação muçulmana a Meca

Meca, Arábia Saudita – Pelo menos 550 pessoas morreram durante o Hajj, a maior peregrinação muçulmana a Meca, devido às temperaturas extremamente altas registradas. A informação foi divulgada pela Agence France Presse (AFP), citada pela Reuters. Entre as vítimas, 323 eram egípcias.

A televisão estatal saudita relatou que, na segunda-feira, as temperaturas na Grande Mesquita de Meca atingiram impressionantes 51,8 graus Celsius (125,2 Fahrenheit) à sombra, intensificando as condições já severas para os peregrinos.

Ameaça das Mudanças Climáticas

Um estudo de 2024 publicado no Journal of Travel and Medicine concluiu que o aumento das temperaturas globais está começando a superar as estratégias existentes para lidar com o calor. Este cenário alarmante é corroborado por um estudo de 2019 da Geophysical Research Letters, que afirma que, à medida que as temperaturas aumentam na árida Arábia Saudita devido às alterações climáticas, os peregrinos que realizam o Hajj vão enfrentar “um perigo extremo”.

Histórico de Incidentes

Nos últimos 30 anos, centenas de mortes durante a peregrinação à Arábia Saudita foram causadas por tumultos, incêndios em tendas e outros acidentes. Apesar dos esforços para melhorar a segurança, as condições climáticas extremas representam um desafio crescente.

Importância do Hajj

De acordo com a Reuters, o Hajj é uma peregrinação anual que milhões de muçulmanos fazem a Meca para cumprir os ritos religiosos ensinados pelo Profeta Maomé aos seus seguidores há 14 séculos. Este evento espiritual é um dos cinco pilares do Islã e um momento de profunda importância religiosa para os muçulmanos ao redor do mundo.

Início da Peregrinação

A peregrinação deste ano começou na última sexta-feira, com milhões de fiéis reunidos em Meca. As autoridades sauditas continuam a monitorar a situação e fornecer assistência aos peregrinos, mas a tragédia ressalta a necessidade urgente de estratégias aprimoradas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.